20 mil vacinas contra a gripe administradas a grupos de risco em Guimarães e Vizela

A vacina contra a gripe já foi administrada a cerca de 20 mil pessoas pertencentes aos grupos de risco nos concelhos de Guimarães e Vizela. O balanço foi feito no final da semana passada pelo Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave. Joaquim Novais de Carvalho considerou “o balanço é extremamente positivo relativamente ao ano passado”, dado que o ACES recebeu 23 mil 105 vacinas gratuitas destinadas aos grupos de risco residentes nesta área geográfica.

Aquele responsável reafirmou a importância da vacinação nos grupos de risco, incluindo os profissionais de saúde, apelando à colaboração para que o Plano de Vacinação seja bem-sucedido.
“Já foram administradas 19 mil 165 vacinas”, precisou, salvaguardando que o processo “é dinâmico e os números estão a sofrer evolução”. “O programa de vacinação está a correr bem, o ACES do Alto Ave está a ter um bom desempenho no conjunto da Administração Regional de Saúde do Norte”, observou Novais de Carvalho.

Mesmo quem não faz parte dos grupos de risco tem adquirido a vacina e recorre aos centros de saúde para a sua administração. Em Guimarães e Vizela, “4 mil pessoas compraram vacina nas farmácias e foram ao Centro de Saúde”, anotou, realçando que este movimento inspira confiança. “O pico da gripe ainda não chegou, mas é importante que as pessoas estejam preparadas para a gripe”, acrescentou.

“As pessoas estão a ser convocadas e, em algumas circunstâncias, os profissionais de saúde até se dirigem às suas residências. No caso das Instituições particulares de solidariedade social, o processo de vacinação está confiado à Unidade de Saúde Pública”, disse.

Marcações: gripe, Vacinas, Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave

Imprimir Email