Hospital de Guimarães implementa sistema de internalização das análises clínicas

O Hospital da Senhora da Oliveira (HSO) anunciou a implementação de sistema de internalização das análises clínicas, num projecto que abrange inicialmente três unidades do ACES do Alto Ave. 

Em comunicado, o HSO indica que "o projecto, financiado pelo Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem como objectivo promover a integração de cuidados entre o ACES do Alto Ave e o HSOG, contemplando a colheita de amostras nas instalações de uma unidade funcional do ACES, realizadas por Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) do HSOG, para posterior processamento no laboratório do Hospital".

"Em colaboração estreita com os Laboratórios de Patologia Clínica e Imunohemoterapia do HSO, este projecto contempla, numa fase inicial, apenas três unidades do ACES do Alto Ave, localizadas no mesmo edifício - USF Amorosa XXI, USF S. Nicolau e UCSP Amorosa, estando as mesmas disponíveis para fazer a colheita das análises clínicas", precisa o comunicado.

Actualmente, continua, "este projeto abrange 38 mil utentes. Pretende-se, assim, dar uma resposta atempada aos utentes do ACES do Alto Ave e HSO, no que diz respeito à realização de análises clínicas, tendo por base uma comunicação e um trabalho interdisciplinar, valorizando a conceito de proximidade e humanização para com o utente".

"A decisão da implementação deste novo projeto, não se encerra apenas nos benefícios que o mesmo traz para as Instituições envolvidas, na verdade a consolidação desta nova medida permitirá ao utente diversas vantagens, nomeadamente na melhoria da acessibilidade aos locais de colheita, com maior rapidez, resultando em ganhos de eficiência e redução de custos, porque os utentes têm a oportunidade de fazer a colheita para análise no seu centro de saúde, tendo o médico de família acesso direto aos resultados", refere-se.
O HSO indica que "este projeto desenvolvido entre diferentes instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) levou a uma série de procedimentos de trabalho conjunto definidos em candidatura e já finalizados, nomeadamente a remodelação do espaço definido para as colheitas e aquisição de material de software e hardware entre o ACES e ARSN, bem como a aquisição de material clínico e serviços de integração de software pelo HSOG".

"O investimento deste projecto ronda os 82 mil euros, sendo 85% do valor comparticipado por fundos no âmbito de elegibilidade de candidatura ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde. O HSOG e o ACES do Alto Ave/Ars Norte receberam cerca de 70 mil 100 euros", realça o documento, concluindo que "o plano traçado só se torna possível pelo empenho e dedicação dos profissionais que são parte integrante deste projecto. O Conselho de Administração acredita, desta forma, que o processo de comunicação e envolvimento de todos os profissionais é fundamental para o sucesso deste novo projecto".

segunda, 16 dezembro 2019 14:56 em Saúde

Marcações: Hospital Senhora da Oliveira, ACES do Alto Ave, análises clínicas

Imprimir