Hospital de Guimarães celebra o «Dia Mundial do Doente»

Esta terça-feira celebra-se o «Dia Mundial do Doente». A efeméride vai ser assinalada pelo Hospital da Senhora da Oliveira com a apresentação oficial da Comissão de Humanização daquela unidade hospitalar, numa cerimónia marcada para o auditório do Hospital.

A iniciativa inclui uma conferência sobre «Humanização na Saúde», proferida por Filipe Almeida, médico pediatra e director do Serviço de Humanização do Centro Hospitalar de São João. Durante todo o dia desta terça-feira, o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa e os seus voluntários irão distribuir material informativo com mensagens de esperança e solidariedade, recebendo e acolhendo todos aqueles que passarão pela Instituição nesse dia.

O presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira (HSOG), Henrique Capelas, explicou o que significa este Dia Mundial do Doente: "Quando falamos do Dia Mundial da Saúde, provavelmente estamos a falar na qualidade dos cidadãos, nas políticas de saúde e projectos mais estruturais da sociedade. Mas quando falamos do Dia Mundial do Doente é um pouco para reflectirmos mais para dentro e isso está relacionado com a humanização".

Ana Luísa Bastos, enfermeira directora do Hospital de Guimarães, sublinhou o compromisso com o Ministério da Saúde para dar resposta no sentido da "humanização em todas as áreas do Hospital" e revelou que o Hospital vai implementar o projecto «Humaniza-te HSO» direccionado para doentes e profissionais.

terça, 11 fevereiro 2020 11:04 em Saúde

Marcações: Hospital Senhora da Oliveira, Dia Mundial do Doente

Imprimir