Hospital apresenta resultados em projecto de investigação sobre feridas

O Hospital da Senhora da Oliveira, em parceria com a ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas, desenvolveu um projecto de investigação dedicado à problemática das feridas em contexto hospitalar.
O referido projecto teve início em 2019 e contou com o envolvimento de todos os Serviços do Hospital, diagnosticando-se, numa primeira fase, a problemática das feridas no Hospital e o meio envolvente que a condiciona, nomeadamente a patologia associada, prevalência de feridas na região, origem, tipologia, duração e frequência do tratamento, caracterização sociodemográfica da amostra, entre outros. Posteriormente, desenvolvendo-se um planeamento organizacional e multidisciplinar para a prevenção e uniformização de procedimentos no tratamento de feridas no Hospital.


A apresentação dos resultados deste projecto, aconteceu no passado dia 3, no auditório do Hospital e contou com a equipa que integrou este trabalho de investigação, composta por profissionais das duas entidades envolvidas, tendo sido dado a conhecer a preparação do campo de investigação, o instrumento de prevalência, os dados da investigação e os seus resultados globais.
Com este projecto foi possível realizar o diagnóstico da Instituição relativamente ao tratamento de feridas, com demonstração efectiva de que o valor da taxa de prevalência de úlceras por pressão, na população estudada, é muito baixo (cerca de 3,3%), indicando cuidados de saúde atempados e de qualidade nesta área.
Com a prossecução deste projecto, o Hospital tem como objectivo a melhoria contínua dos seguintes indicadores no tratamento de feridas cumprir, escrupulosamente, todas as directrizes da prática clínica, aumentar capacidade de avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar, em tempo útil, todo o tipo de feridas (independentemente do seu grau de complexidade), melhorar a gestão e os resultados clínicos e de saúde da população, delinear, em breve tempo, novas estratégias de prevenção e controlo da infecção associada às feridas.

Este projecto de investigação, reiterou a importância de sistematizar, organizar e planear os cuidados de saúde, por forma a darmos respostas mais eficazes, no âmbito do tratamento de feridas em contexto hospitalar, à população servida pelo Hospital da Senhora da Oliveira.


quinta, 13 fevereiro 2020 14:44 em Saúde

Marcações: hospital, feridas em contexto hospitalar, ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas

Imprimir