Lar de Santa Estefânia acolhe pioneiros de projecto inovador de acompanhamento na doença de Parkinson

Seis utentes do Hospital Senhora da Oliveira estão a participar num projecto internacional que assegura um acompanhamento inovador na doença de Parkinson. O ponto de encontro semanal dos participantes é ao sábado, durante a manhã, no Lar de Santa Estefânia, onde participam numa sessão de monitorização, com a orientação de Nelson Costa, do grupo de Ergonomia e Factores Humanos, do Departamento de Produção e Sistemas, da Escola de Engenharia, e investigador do Centro ALGORITMI, da Universidade do Minho.

O projecto internacional, financiado pelo Fundo INTERREG, resulta de uma cooperação entre a Universidade do Minho, a Universidade Politécnica de Madrid e a Universidade de Oviedo, envolvendo ainda o Hospital Senhora da Oliveira e o Lar de Santa Estefânia, tendo como objectivo "encontrar mecanismos para auxiliar o diagnóstico e acompanhamento dos doentes de Parkinson". "Com objectos de uso comum e frequente no quotidiano dos pacientes, procuramos recolher informação sobre o estado em que se encontram e tentámos verificar se a introdução de um estímulo adicional na sua rotina diária produz algum efeito ou alguma melhoria na sua qualidade de vida", revela Nelson Costa.
"O estímulo adicional foi desenvolvido pela Universidade Politécnica de Madrid. É uma estimulação neuroacústica que os pacientes estão a fazer duas vezes por dia em sua casa, ao início da manhã e ao final do dia, e depois ao sábado de manhã, encontramo-nos no Lar de Santa Estefânia para fazer a monitorização da evolução, recorrendo a telemóveis comuns e a relógios inteligentes", explicou, observando que os seis pacientes do Hospital Senhora da Oliveira são acompanhados pelo neurologista Miguel Gago, parceiro do projecto.
"O encontro semanal é no Lar de Santa Estefânia, o nosso anfitrião que generosamente abre as portas aos pioneiros desta iniciativa", referiu, durante a sessão realizada no sábado dia 22 de Fevereiro, agradecendo a disponibilidade e interesse da Manuela Oliveira, de Vizela, José Oliveira, de Pevidém, António Pinto, de Fafe, Odete Soares, de Serzedo, e de Leonor Pinto, da cidade de Guimarães, bem como o apoio e acompanhamento social garantido pelo Mariana Sousa, funcionária, e Fernando Alves Pinto, dirigente do Lar de Santa Estefânia.

Excerto do artigo que será publicado na íntegra na edição de 4 de Março do jornal O Comércio de Guimarães.

Imprimir Email