Covid-19: Director do ACES: "Ficar em casa é a melhor vacina que há"

"Ficar em casa, ficar em casa, ficar em casa... É a melhor vacina que há para combater neste momento o novo coronavírus e está ao alcance de cada um". É a advertência feita em jeito de alerta pelo Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, numa altura em que as forças policiais estão atentas ao comportamento e às motivações de quem circula na rua a pé, automóvel ou outra forma de transporte.

"Cada pessoa tem de ter o civismo para cumprir o dever de recolhimento obrigatório. Jantares de família, reuniões de amigos, festas, isto nunca deve ser feito. Aliás, têm sido esses os momentos propícios para a disseminação da doença", considerou José Novais de Carvalho, advertindo que "as pessoas devem estar em casa, na sua casa". "Não é tempo para jantares festivos, nesta fase tem de haver o cumprimento escrupuloso do distanciamento social. Sair só para o imprescindível, mesmo em casa manter afastamento das outras pessoas, lavar as mãos muitas vezes, zelar pela etiqueta respiratória... Todos os cuidados são fundamentais", continuou, explicando que será esse comportamento individual que permitirá salvar vidas, evitando a sobrecarga dos serviços de saúde.

O responsável do ACES esclareceu que as instalações do Centro de Pevidém ficarão encerradas até à próxima sexta-feira, na sequência do encerramento motivado pela infecção pela Covid-19 que atingiu dois profissionais daquela unidade, justificando que "as unidades de saúde estão em serviços mínimos, devendo os utentes fazer os agendamentos telefonicamente para as deslocações serem facilitadas".

Se tudo correr como previsto, na próxima semana, já estará a funcionar aquele serviço. 

Quanto ao Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, a situação vai ser reavaliada esta quarta-feira, podendo eventualmente quinta-feira retomar a actividade.

terça, 24 março 2020 23:12 em Saúde

Marcações: Novais de Carvalho, covid-19

Imprimir