VÍDEO: Hospital de Guimarães recebe estrutura de apoio temporária

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães (HSOG), vai receber uma estrutura temporária ajustadas às necessidades de unidades hospitalares, como um reforço para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A empresa Irmarfer, de Freamunde, Paços de Ferreira, é responsável pela montagem do equipamento. O director executivo da empresa, Paulo Sousa, adiantou que a estrutura, que terá 875 metros quadrados, poderá estar concluída no final desta semana. "A estimativa é que esteja pronta no sábado", apontou. 

Segundo o responsável, trata-se de uma estrutura que vai conter duas enfermarias, que vão dar apoio a todo o processo de entrada no Hospital, seja para doentes com Covid-19 ou para outro tipo de doentes. "Vai conter uma câmara onde os funcionários vão poder equipar e estar devidamente protegidos para entrar nas enfermarias e outra câmara de saída para se desequipar para saírem em protecção. Para além disso, vamos fazer uma ligação em túnel às urgências para garantir o conforto quer dos utentes quer dos profissionais", explica.

Paulo Sousa sublinha que as estruturas não são 'standard', sendo desenhadas para as necessidades de cada Hospital. "Fazemos estruturas modulares, adaptadas a cada unidade hospitalar. Nós vamos adaptando a dimensão da estrutura, 'layout' e interiores. Por exemplo, esta é uma estrutura que tem 22 boxes, de 3 por 3, que permite ter pacientes nessas diferentes boxes. Mediante as necessidades de cada unidade de saúde, nós vamos adaptando a estrutura", refere o director executivo da empresa.    

Em Penafiel, o Hospital Padre Américo, já tem ao seu dispor uma estrutura para fazer um processo de triagem. As unidades hospitalares de Guimarães e Ponte de Sôr vão receber em breve as suas estruturas de apoio temporária, sendo que, de acordo com Paulo Sousa, vão nascer mais três que o responsável não tem autorização para anunciar. 

quarta, 25 março 2020 08:33 em Saúde

Marcações: Hospital Senhora da Oliveira

Imprimir