Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 começa a funcionar sábado em Guimarães

Uma Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 ADC-Comunidade) vai começar a funcionar a partir do próximo sábado em Guimarães. O serviço ficará instalado no Centro de Saúde da Amorosa, em Guimarães, dando cumprimento às orientações da ARS Norte.

Em comunicado, o Município de Guimarães informa que "a ADC-Comunidade COVID-19 visa a abordagem de pessoas com suspeita de COVID-19; identificar doentes com indicação para autocuidados (tratamento domiciliário); identificar doentes com indicação para avaliação médica nas Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários e identificar potenciais doentes com indicação para avaliação médica nas Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência".

"Esta medida resulta da reorganização dos recursos humanos e materiais afetados à prestação de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dar resposta à avaliação e tratamento dos doentes COVID-19", justifica.

De acordo com o comunicado, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) devem garantir, por todos os meios necessários, cumprindo os princípios de equidade, qualidade e proximidade do SNS, a implementação de Áreas Dedicadas para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC), dando cumprimento as orientações da ARS Norte.

"Para efeito de cuidados personalizados à população passam a existir apenas dois tipos de unidades nos cuidados de saúde primários (CSP-ACES): As Áreas Dedicadas à Covid19 (ADC) que atendem exclusivamente utentes com queixas respiratórias ou febre e ainda as Áreas Não Dedicadas à Covid19 (NÃO ADC), que respondem por todos os serviços mínimos, onde se inclui também a receção de altas hospitalares, exceto as doenças respiratórias agudas ou agudizadas ou febre", conclui.

quarta, 25 março 2020 20:13 em Saúde

Marcações: Guimarães, Centro de Saúde da Amorosa, covid-19

Imprimir