Covid-19: Casos suspeitos de infecção atendidos na área dedicada no Centro de Saúde da Amorosa

Todos os casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus, nos concelhos de Guimarães e Vizela, passam a ser atendidos no Centro de Saúde da Amorosa, onde começa este sábado a funcionar uma Área Dedicada à Comunidade para avaliação e tratamento de doentes COVID-19.

O Director do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave explicou que os serviços foram concentrados, de forma a permitir o atendimento "de doentes com sintomas respiratórios ou doentes suspeitos de terem a covid-19". "Os profissionais terão capacidade para que se o doente não tiver critérios será encaminhado para casa, se for necessário é requisitado o teste ou se a avaliação exigir outra orientação seguirá para a urgência do Hospital", afirmou José Novais de Carvalho.

A Área Dedicada à Comunidade vai funcionar de segunda-feira a domingo, entre as 8h00 e as 20h00, ficando exclusivamente o serviço destinado aos casos de utentes suspeitos de terem sido contagiados com o novo coronavírus.As restantes unidades de saúde mantém-se em funcionamento, apesar de estarem a prestar serviços mínimos. 

O Director do ACES indica que, desta forma, será possível aliviar os serviços de urgência do Hospital e proteger os doentes e profissionais de saúde. "Temos duas vias nos nossos serviços de saúde: a dos doentes não suspeitos, que não têm doenças respiratórias mas que precisam de ser atendidos por outras questões; e a dos doentes suspeitos que têm dificuldades respiratórias e precisam de avaliação", explicou o responsável, insistindo "perante a suspeita têm de dirigir-se à Área Dedicada à Comunidade". 

Ainda no Centro de Saúde da Amorosa, aos sábados, domingos e feriados, entre as 9h00 e as 13h00, estarão disponíveis serviços para assistência aos utentes que têm outro tipo de problemas de saúde, sendo as entradas e os espaços distintos.

No âmbito desta reorganização, nos cuidados personalizados à população passam a existir apenas dois tipos de unidades: As Áreas Dedicadas à Covid19 (ADC) que atendem exclusivamente utentes com queixas respiratórias ou febre e ainda as Áreas Não Dedicadas à Covid19 (NÃO ADC), que respondem por todos os serviços mínimos, onde se inclui também a recepção de altas hospitalares, excepto as doenças respiratórias agudas ou agudizadas ou febre".

sábado, 28 março 2020 09:17 em Saúde

Marcações: Centro de Saúde da Amorosa, covid-19, Área dedicada à comunidade

Imprimir