Covid 19: A fé tão longe e tão perto

O Padre vimaranense das paróquias de Amorim e Laúndos, na Póvoa do Varzim, Guilherme Peixoto, tem procurado aproximar a comunidade das suas paróquias através das redes sociais. Uma forma diferente adaptada aos tempos de pandemia de coronavírus. 

"Sou responsável pela comunicação social e gestor das páginas das redes sociais do Arciprestado. Sempre achei que a comunicação social é importante e na igreja não é diferente. Quando se decidiu que as igrejas tinham de fechar e não havia forma de comunicar com as pessoas tive alguns dias a elaborar um documento com as normas relativas à vida da paróquia e com boas práticas a ter neste momento, com a colaboração de alguns médicos. Após receber algumas indicações de que as pessoas não perceberam o que estava no documento ou que nem leram o mesmo, decidi comunicar de outra forma", sublinha o pároco natural de Azurém. 

De dois em dois dias, com algum humor pelo meio, o Padre Guilherme Peixoto tenta ajudar as pessoas perceberem a "gravidade da situação" e a acompanhar a igreja em casa nestes dias que somos chamados ao isolamento através da redes sociais das paróquias. "A primeira experiência correu bem. É uma forma de comunicar. O objectivo é transmitir um pouco de alegria às pessoas, dar ânimo e responsabilidade para que as pessoas fiquem em casa e a partilha da fé" refere. 

O também capelão militar no exército explica que a Diocese de Braga tem acesso às páginas das paróquias e do próprio Arciprestado. Assim, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, entra "pelas casas" dos fiéis através das páginas das redes sociais. 

Nas páginas das redes sociais das paróquias é ainda publicada, uma vez por dia, a Proclamação do Evangelho e uma meditação por um padre do Arciprestado de forma revezada. Ao fim-de-semana, o Laboratório da Fé partilha um vídeo que ajuda a rezar ao fim-de-semana     

O Padre Guilherme Peixoto tem feito sucesso nas redes sociais através dos seus vídeos originais que apela às pessoas para ficarem em casa, ao mesmo tempo que se coloca à frente de uma mesa de mistura para dar música aos seus seguidores. Todas as sextas-feiras, às 22h15, e aos domingos, às 15h30, o Padre "transforma-se" em DJ, com set's para os "fiéis". 

 

Marcações: Guilherme Peixoto

Imprimir Email