Covid-19: Multiusos de Guimarães vai ser transformado em Hospital de Retaguarda com 100 camas

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou esta quinta-feira que o Multiusos de Guimarães "é o espaço definido para servir de Hospital de Retaguarda", em resultado de um processo em análise feito pela Autarquia, Hospital Senhora da Oliveira e Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave.

"A criação desta estrutura de apoio passa por desenvolver tratamento de assintomáticos e acolher doentes com sintomas ligeiros e que necessitam de monotorização médica permanente, face ao surto pandémico da COVID-19.

O Hospital de Retaguarda, que está em fase de análise para Guimarães, tem previsto 100 camas e com possibilidade de aumento de capacidade", refere a informação publicada no sítio da internet do Município.

Na mesma informação, a Autarquia indica que "já criou duas unidades de alojamento com as condições exigidas para o isolamento social. Foram criadas duas unidades, nas instalações do Centro de Criação de Candoso, na antiga escola EB1 de Candoso S. Martinho, e no edifício do Verbo Divino, com as condições exigidas pelas Autoridades de Saúde para a denominada quarentena. Estes espaços, um com capacidade para 10 quartos e outro com capacidade para 23 quartos de diversas tipologias, podem ser utilizados pelos cidadãos que não têm possibilidade de o fazer em condições apropriadas nas suas habitações ou por aqueles que, por motivos económicos, vivam em condições de carência, numa medida executada em articulação com as Autoridades de Saúde e a Câmara Municipal, cumprindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde".

"Estas medidas implementadas pela Câmara de Guimarães destinam-se à prevenção do contágio social, acrescentando ainda a resposta aos sem-abrigo. Numa parceria com a Cercigui, está já em funcionamento o espaço de alojamento para os sem-abrigo do concelho, com todas as condições de higiene, segurança e conforto, e que permitirá o distanciamento social adequado, bem como o acesso a refeições, contando com o apoio da Cruz Vermelha e voluntários", acrescenta.

"A preocupação com os mais desfavorecidos e com os que detêm menos informação sobre as medidas de protecção e mitigação do surto da Covid-19 está na primeira linha da atuação da equipa municipal responsável pelo Plano de Ação de Emergência. A todo o momento, mais medidas poderão ser tomadas para dar resposta aos problemas que forem surgindo, perante um quadro de saúde pública que se vai desenvolvendo de forma imprevisível", conclui.

quinta, 02 abril 2020 20:00 em Saúde

Marcações: hospital, Multiusos, covid-19

Imprimir