Covid-19: Pandemia fez já duas vítimas mortais e mais de duas centenas de infectados em Guimarães

A pandemia do novo coronavírus está na fase ascendente em Guimarães. Há já, pelos menos, duas vítimas mortais a lamentar e mais de duas centenas de infectados, números que pecaram por defeito sendo certo que as autoridades recusam fornecer dados.

Relativamente ao número de infectados em Guimarães, até às 21h30 de ontem, terça-feira, estavam confirmados 218 casos de pessoas infectadas com covid-19. Em vigilância activa, encontravam-se 716 pessoas. Refira-se, entretanto, que no distrito de Braga, o número de infectados já ultrapassou um milhar de pessoas.

Na passada sexta-feira, faleceu a segunda vítima da Covid-19 em Guimarães. Trata-se de um homem de 90 anos, que era utente do Lar da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, e que veio a falecer no Hospital da Senhora da Oliveira. A vítima testou positivo no passado dia 24, depois de ter sido conduzido ao Hospital da Senhora da Oliveira com sintomas da doença.

Recorde-se que no passado dia 20 de Março, um homem residente em Abação faleceu no Hospital da Senhora da Oliveira, vítima de Covid-19.
A evolução epidemiológica está na fase ascendente, como indica o gráfico com as informações reportadas diariamente pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, podendo-se considerar que o número de novos casos de infecção confirmados tem sido suave, embora seja necessário, na análise, ter em conta a dificuldade que muitas pessoas sinalizadas pelo Serviço Nacional de Saúde têm sentido para marcar os testes de rastreio e a demora na obtenção dos resultados. Ontem por exemplo, não se terão realizado testes na unidade de rastreio.

Numa análise à evolução epidemiológica da pandemia no Concelho e o cumprimento do Estado de Emergência, a Vice-Presidente do Município, indica que segue a tendência do País, "não tendo um crescimento linear que nos permita fazer alguma perspectiva evolutiva".

Adelina Paula Pinto sublinha que "há que reforçar a enorme solidariedade e disponibilidade dos vimaranenses, que mais uma vez dizem presente! Presente no voluntariado (temos já mais de 500 inscritos), na ajuda ao vizinho (para compras, para farmácia, para telefonar), nos 13 psicólogos que conseguimos acrescentar aos psicólogos da Câmara e que são tão importantes para o apoio psicológico, nas inúmeras empresas que ofereceram imensos bens, na quantidade de pessoas que nos mandam emails a oferecer o seu apoio para o que precisarmos! Acredito que vamos passar tempos muito complicados mas que esta interajuda vai ser crucial na definição duma nova sociedade, talvez mais justa!

Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pela marcação de testes de rastreio, a responsável indica que "problema dos testes não é um problema de Guimarães, mas do País e do mundo. Estamos constantemente a pressionar todas as entidades para que se façam mais testes e a informação que temos é que esta semana Portugal terá mais testes! Este reforço será feito junto dos lares (estabelecidos como prioridade) mas também no Hospital, Centro de Saúde e Drive! Mas esta é uma responsabilidade da ARS que tem de definir as prioridades e o Município e a CIM têm feito toda a pressão possível a todos os níveis!".

quarta, 08 abril 2020 17:50 em Saúde

Marcações: Guimarães, covid-19

Imprimir