Presidente da Câmara pede celeridade nos testes para idosos dos lares

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães enviou uma carta à Ministra da Saúde a quem pede celeridade na disponibilização de testes para os idosos e profissionais dos lares de Guimarães.

A notícia está na edição desta quarta-feira d'O Comércio de Guimarães.

De acordo com aquele semanário, na carta Domingos Bragança lamenta que após o anúncio do Governo de que a realização de testes aos idosos se estenderia a todo o País, "seguiu-se a inacção". O Presidente da Câmara manifesta preocupação perante um cenário de "grande complexidade" que poderá evoluir de forma negativa exponencial, lembrando a existência de 40 centros de idosos com mais de 1.700 utentes e perto de 1.150 funcionários.

Na mesma carta, o Presidente da Câmara realça a necessidade de instalar em Guimarães um Hospital de Rectaguarda dando satisfação a uma necessidade identificada pela Comissão de Acompanhamento à Covid-19 do Hospital da Senhora da Oliveira. Para a sua concretização Domingos Bragança pede a Marta Temido a disponibilização de profissionais de saúde.

Na missiva, o Presidente da Câmara dá conta ainda de outra preocupação que tem a ver com a suspensão da divulgação diária da incidência local da Covid-19. Segundo Domingos Bragança, a ausência da referida informação impede a adopção das medidas necessárias para garantir a protecção das populações, bem como as forças de segurança de assegurar a observância de confinamento domiciliário das pessoas que a ele estão obrigadas, podendo esse facto agravar significativamente o risco de propagação da doença.

quarta, 15 abril 2020 08:32 em Saúde

Marcações: Domingos Bragança, covid-19

Imprimir