Covid-19: Governo anuncia 20 mil testes para utentes e funcionários de lares do Norte



O Ministro Eduardo Cabrita anunciou que o Governo tem condições para fazer "adicionalmente mil novos testes diários" que serão direccionados para os funcionários e utentes de lares, especialmente no Norte do País.
Segundo o governante "foi possível estabelecer contactos com a CNIS e através do contacto intermunicipal, foi elaborado um programa de realização de testes destinados aos trabalhadores dos lares e sempre que sinalizado pelas autoridades locais ou regionais de saúde, aos utentes dos lares".

Com o apoio de 10 universidades, politécnicos e instituições, foi possível "estabelecer uma acção sistemática de realização de testes em primeiro lugar aos trabalhadores, que ao entrar e sair das instituições, são potenciais transmissores".
"A partir de segunda-feira, será aplicada uma incidência especial no Norte do País dado o número significativo de residentes em lares, quer à dimensão de casos na região", acrescentou Eduardo Cabrita.

Ao JN, o secretário de Estado da Mobilidade Eduardo Pinheiro disse que nas próximas semanas, mais de 20 mil funcionários de lares do Norte vão ser testados, de forma a "garantir a segurança de mais de 25 mil idosos".


sábado, 18 abril 2020 09:23 em Saúde

Marcações: funcionários, idosos, covid-19, lares, testagem

Imprimir