Vimágua reforça sistema de tratamento de água por ultravioleta na ETA de Prazins

A Vimágua está a proceder ao reforço do Sistema de Tratamento de Água por Ultravioleta na Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins, principal origem de água para abastecer os Municípios de Guimarães e Vizela.

Em comunicado, aquela empresa intermunicipal lembra que a radiação ultravioleta desinfecta a água tornando os microrganismos patogénicos, vírus e bactérias, incapazes de se reproduzir. Isto é conseguido danificando o material genético destes microrganismos, que ao absorver luz na faixa ultravioleta, fica danificado e incapaz de se replicar. Ou seja, trata-se de um processo físico de desinfecção de água, com emissão de radiação UV, num comprimento de onda entre 200 e 300 nm, de efeito germicida, que destrói os microrganismos, designadamente, vírus, bactérias, como a Escherichia coli, protozoários como o Cryptosporidium e a Giardia, garantindo uma desinfecção absoluta e um fornecimento seguro de água.
Ainda segundo a Vimágua, a inexistência de produção de subprodutos da desinfecção que possam ser nocivos para os seres humanos ou para a vida aquática, o facto de ser um sistema fácil de operar, de baixo tempo de contacto, quando comparado com outras operações de desinfecção, são os pontos fortes deste sistema. Esta tecnologia contribui, pois, para reforçar o tratamento da água que é feito na ETA de Prazins.

A capacidade instalada para o sistema de desinfeção permitirá tratar 1.200m3 de água por hora, sendo o sistema constituído por dois reactores dotados de sistema de limpeza automático e todo o software de controlo. Ficando, também, já prevista uma eventual ampliação do sistema, com a instalação de um terceiro reactor.
O investimento efectuado ascende a 394 mil euros, prevendo-se a conclusão das obras e a consequente entrada em funcionamento, no próximo mês de Julho.

No comunicado, a Vimágua salienta que ao nível da gestão do processo de captação e tratamento de água, "procurou, sempre, respeitar as características naturais da água, quer as de captação superficial quer as de captação subterrânea", recordando que em 2014, "foi a Vimágua pioneira, em termos nacionais, na introdução da tecnologia de Ultrafiltração por Membranas, no processo de tratamento de água", precisamente na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Eufémia de Prazins, tratando-se de "uma avançada tecnologia de tratamento que não obriga à introdução de reagentesquímicos na água".
Volvidos cinco anos a Vimágua reforça esse sistema para garantir ainda mais segurança na qualidade da água fornecida.


segunda, 27 abril 2020 16:59 em Saúde

Marcações: Vimágua, ETA de Santa Eufémia de Prazins , Sistema de Tratamento de Água por Ultravioleta

Imprimir