VÍDEO - Covid-19: Drama familiar contado por paciente que aguarda alta no Hospital de Guimarães

"Os sintomas são horríveis. Parecia que tinha corrido maratonas!"

Reconquistar incólume a vida que tinha antes de ser internada é a próxima batalha que Sónia Miranda, de 44 anos, educadora de infância, espera vencer quando receber a alta do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. Há três semanas, a Covid-19 que tinha apanhado o mundo inteiro desprevenido, entrou na sua casa e atacou a sua família, envolvendo-a numa luta que deixará marcas até à eternidade.

De forma vertiginosa, a infecção começou a manifestar-se no marido. "Ele começou a sentir uma dor de estômago, achámos que era algo relacionado com esse órgão, porque ele não sentia mais nada. Seguiram-se fortes dores no peito. Ligou para a Linha de Saúde 24, foi encaminhado até chegar ao Hospital, onde descobriram que estava infectado com a Covid-19. Ficou internado na sexta-feira, dia 3 de Abril", recorda, num testemunho colhido na enfermaria onde está em condição de isolamento, numa entrevista em que a jornalista teve de entrar protegida com vestuário hospitalar, vivenciando por 10 minutos o sufoco causado pela máscara que quem ali exerce funções tem de suportar em cada jornada de trabalho.

Sentada numa cadeira, à porta do quarto que dá para o corredor com áreas delimitadas e marcadas no pavimento, Sónia aceitou partilhar a sua experiência para servir de alerta para enfrentarmos o imprevisível.

terça, 28 abril 2020 18:15 em Saúde

Marcações: Guimarães, Hospital Senhora da Oliveira, Vizela, covid-19, pandemia, recuperação

Imprimir