Calor coloca Guimarães em nível de risco amarelo devido aos previsíveis efeitos sobre a saúde humana

No âmbito do Plano de Contingência Específico Saúde Sazonal: Módulo Verão 2020, a Unidade de A Unidade de Saúde Pública accionou o alerta de Nível de Risco Amarelo para esta quinta-feira para os concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave devido aos previsíveis efeitos do calor sobre a saúde humana.

Em comunicado, a Unidade de Saúde Pública realça que as temperaturas máximas para os próximos dias são: Guimarães (34º), Cabeceiras de Basto (36º), Fafe (34º), Vizela (35º) e Mondim de Basto (36º). "O Nível de Risco AMARELO significa que são previsíveis efeitos sobre a saúde humana, e de acordo com o preconizado no Plano, recomenda-se a adoção de medidas gerais e específicas de prevenção dos efeitos negativos do calor intenso", alerta o comunidade emitido pela Unidade de Saúde Pública.

"No contexto da atual situação epidemiológica provocada pela doença COVID -19, o cumprimento por parte de todos, no que respeita às medidas de prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção, devem ser reforçadas.

Considerando as altas temperaturas que se fazem sentir desde maio, e a entrada, a partir do dia 1 de julho, para o estado de alerta, a procura de certos locais, como as zonas balneares interiores, piscinas, parques aquáticos, esplanadas, jardins/parques de merenda, entre outros, poderá causar situações de maior dificuldades no combate à transmissão do coronavírus SARS-CoV-2".

A Unidade de Saúde Pública apela à importância de serem mantidas as regras de prevenção da transmissão de Covid-19 nas actividades de lazer, tais como o distanciamento físico, o uso de máscara e a higienização frequente das mãos.

Medidas gerais de prevenção dos efeitos negativos do calor intenso: 

Devemos estar atentos a nós, mas também aos que nos rodeiam, aos que sabemos que podem ter maior suscetibilidade aos efeitos do calor, quer pela idade, quer pelas condições de saúde, quer pelas condições sócio-económicas. Mantenha-se informado, hidratado e fresco.  

Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 2 

Em caso de emergência ligue o 112. 

 

 

em Saúde

Marcações: Guimarães, alerta amarelo, covid-19, Unidade de Saúde Pública

Imprimir