Covid-19: "Relaxamento" explica aumento de infecções em Guimarães

A Comissão Municipal da Protecção Civil de Guimarães considera que “algum relaxamento” na prevenção da propagação do novo coronavírus explica o aumento gradual de casos positivos dos últimos dias no Concelho. Na reunião daquela Comissão realizada esta sexta-feira foi expresso que a melhor forma de combater a pandemia passa pelo cumprimento rigoroso no comportamento de prevenção assente no uso de máscara, cumprimento do distanciamento social e evitar aglomerações, conforme as indicações determinadas pelas autoridades de saúde.

Preocupado com a situação, o Presidente da Câmara considera que “todas as instituições estarão à prova nos próximos meses” e manifesta a abertura do Município para o apoio necessário. Domingos Bragança salientou a importância de prosseguir um “trabalho em cooperação” entre as entidades de saúde e diversas instituições, bem como aperfeiçoar Planos de Contingência.

Na reunião foi manifestada ainda preocupação com alguma resistência na aglomeração de jovens em espaços públicos e sem o uso de máscara, pese a intervenção das entidades competentes. Por isso, uma das acções em vista passará por uma forte campanha de sensibilização através das escolas, sem descurar os esforços encetados para que esta disciplina seja cumprida na base de um quadro legal.

A Delegada de Saúde, Fátima Dourado, salientou que “os planos de contingência não podem ficar debaixo do braço” e o director do ACES do Alto Ave, Novais de Carvalho, revelou apreensão sobre a evolução local de casos de Covid-19 nos últimos tempos, explicada pelo "incumprimento de muitos cidadãos" das regras de segurança.


sábado, 05 setembro 2020 11:27 em Saúde

Marcações: covid-19

Imprimir