VÍDEO: Hospital de Guimarães mostra o que faz em defesa da segurança dos doentes e dos profissionais de saúde Doentes seguros»

 

Neste Dia Mundial da Segurança do Doente, o Grupo Santiago acompanhou o trabalho desenvolvido no Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) na promoção do bem-estar e segurança de doentes e profissionais de saúde.

«Profissionais seguros, Doentes seguros» é a temática das comemorações deste ano de uma data, definida pela Organização Mundial de Saúde, com o objectivo de se melhorar a compreensão global da segurança do doente, aumentar o envolvimento público na segurança dos cuidados de saúde e promover acções globais para aumentar a segurança do doente e reduzir os danos ao mesmo.

O Grupo Santiago entrou na unidade de saúde e falou com os profissionais que diariamente lidam com os riscos e desafios associados aos cuidados de saúde, mostrando o que é feito para melhorar a sua segurança dos profissionais de saúde e dos doentes.

O Dia Mundial da Segurança do Doente no HSOG será assinalado através da oferta a todos os serviços clínicos do livro “Risco Clínico - complexidade e performance”, a oferta a todos os profissionais de marcadores de livros personalizados com a mensagem “Dê voz pela segurança de todos”; e iluminação de cor-de-laranja da muralha da alameda de S. Dâmaso com as inscrições “Aqui Nasceu Portugal”, até amanhã, ação realizada em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.

A cor laranja simboliza o papel central que a Segurança dos Doentes desempenha nas ações/esforços dos países para alcançar a cobertura universal de saúde.

Estas ações pretendem reconhecer o trabalho prestado por todos os profissionais de saúde, o esforço e sua dedicação no cuidar do doente com segurança.

Marcações: Hospital de Guimarães, Dia Mundial da Segurança do Doente

Imprimir Email