Aluno com covid-19 obriga turma a ir para casa

Um aluno da escola sede do Agrupamento de Escolas das Taipas, concretamente da Escola EB 2/3, testou positivo à covid-19, e encontra-se em casa, assim como os 23 colegas de turma.

Segundo o diretor daquele agrupamento, João Montes, o caso acionou o plano de contingência e foi comunicado aos pais do aluno do 9.º ano, sendo que nesta sexta-feira os 24 estudantes iniciaram o período de isolamento profilático que vai se estender até ao dia 2 de Outubro. "Por volta das 7h30, os encarregados estavam devidamente informados. Nós temos um protocolo bastante rígido. Logo que tomamos conhecimento tomamos todos os procedimentos necessários, com a colaboração das autoridades de saúde", sublinha.

João Montes acrescenta que os alunos do agrupamento estão a ser alertados desta situação de forma "pedagógica", dando-lhes a "conhecer que isto é um problema, que no passado obrigou a um confinamento". "A forma como eles [alunos] encaram o quotidiano é fundamental. As medidas de distanciamento, de higienização e de etiqueta respiratória têm de ser assumidas por todos. Esta comunidade educativa e a sociedade têm de perceber que o problema é grave e só uma resposta de todos é que poderá permitir que se volte à normalidade", disse.

O responsável do Agrupamento explica que os alunos que estão em isolamento profilático vão ter ensino à distância, com aulas por videoconferência e trabalho autónomo. No que toca aos professores, estão neste momento sete docentes em vigilância passiva até ao dia 2 de Outubro. "Os professores terão que se automonitorizar diariamente e avaliar alguma patologia de covid-19. Eles estão bem e não inspiram nenhuma preocupação", conclui

sexta, 25 setembro 2020 15:38 em Saúde

Marcações: Saúde, Agrupamento de Escolas das Taipas

Imprimir