Parceria entre o Hospital de Guimarães e o ACES Alto Ave

O Hospital da Senhora da Oliveira e o ACES do Alto Ave estabeleceram uma parceria para referenciação de utentes do Serviço de Urgência do Hospital para o ACES.

No âmbito das boas práticas colaborativas entre as duas instituições, o Serviço de Urgência do Hospital referenciou nestes últimos dois meses, para a consulta aberta das respectivas unidades de saúde do ACES, 72 doentes cuja prioridade de atendimento não era urgente. Em comunicado, o Hospital considera que se trata de um valor que representa um resultado positivo e animador, dos doentes que receberem cor verde ou azul na triagem Manchester naquele período.

Considerando os objectivos definidos em conjunto pelas duas instituições em relação à gestão do percurso do utente com doença aguda/agudização de doença crónica, e os princípios base dos projectos SNS +Proximidade, as referidas instituições estabeleceram no passado mês de Julho um protocolo colaborativo ao nível da referenciação de utentes do Serviço de Urgência para as Unidades de
Saúde do ACES Alto Ave, para o próprio dia ou dia subsequente, cujo critério de resolução declaram um melhor enquadramento de atendimento no contexto dos cuidados de saúde primários. No âmbito deste projecto são disponibilizadas diariamente pelo ACES ao Hospital vagas para marcação deste tipo de consultas.

São apenas referenciados utentes que, após processo de triagem pelo sistema de triagem de Manchester no Serviço de Urgência, sejam classificados como verdes ou azuis e que consintam o encaminhamento para a respectiva Consulta Aberta da sua Unidade de Saúde Familiar.
A implementação deste sistema de referenciação dos utentes para as Unidades de Saúde Familiares, visa contribuir para uma melhor resposta à elevada procura do Serviço de Urgência do Hospital, proporcionando uma diminuição dos tempos de espera e das denominadas falsas urgências.


Marcações: protocolos, Hospital da Senhora da Oliveira, ACES do Alto Ave

Imprimir Email