Covid-19: Há mais infectados internados, mas Hospital de Guimarães garante que «ninguém fica para trás»

O número de pessoas com a Covid-19 está a aumentar e a pressionar a capacidade de atendimento do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. Ontem, o número de doentes internados devido à infecção pelo novo coronavírus ultrapassou a meia centena, estando cinco deles a receber tratamento na Unidade de Cuidados Intensivos.

O Director Clínico garante que a unidade de saúde está a responder às solicitações de todos aqueles que precisam de cuidados de saúde, fazendo questão de salientar que os doentes "não Covid" não estão esquecidos.

"Estamos dar resposta às solicitações que surgem pelo aumento do número de doentes infectados. Estamos preocupados com esse aumento e dentro das nossas possibilidades estamos a responder aos doentes que nos procuram, quer os doentes que são atendidos no serviço de urgência, quer os doentes que precisam de internamento que estão a ser cada vez mais", apontou Helder Trigo, fazendo questão de deixar "uma mensagem de conforto" a todos os outros doentes "que por vezes ficam um pouco ansiosos com esta situação". "O Hospital está preparado e está a fazer um grande esforço para que ninguém fique para trás... E os doentes crónicos e oncológicos podem estar sossegados que tem da nossa parte a resposta que necessitam. Estamos a fazer um esforço para recuperar as listas de espera quer de consultas, quer de cirurgias e vamos manter esse ritmo. É o nosso compromisso responder ao que for necessário aos doentes que precisem de cuidados de saúde sem ser por motivos relacionados com a Covid-19", frisou.

O responsável lembrou que o Hospital adaptou-se para enfrentar a pandemia, estando os serviços cirúrgicos empenhados no programa de recuperação das listas de espera, apesar do aumento do número de doentes com covid-19. "Ainda não necessitamos de acolher doentes com covid em enfermarias de cirurgia ou de outras especialidades. Temos o Hospital a funcionar em pleno. Neste momento, os serviços cirúrgicos estão a operar normalmente até no programa de recuperação de listas de espera, com a realização de cirurgias aos sábados e no período nocturno para que as listas de espera não aumentem", acrescentou, observando: "estamos a sentir a pressão do aumento diário dos números, mas felizmente ainda está tudo controlado".

O Director Clínico apelou à responsabilidade cívica de cada um, na defesa da saúde pública, podendo o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social fazer a diferença para evitar uma cadeia de contágio.

Marcações: Hospital de Guimarães, covid-19

Imprimir Email