Sistema de teleconsulta vai ser implementado nas Unidades de Saúde Familiar de Guimarães

O sistema de teleconsulta vai ser adoptado pelas Unidades de Saúde Familiar existentes em Guimarães, num serviço que será articulado com as Juntas de Freguesia. 

A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara, Domingos Bragança, durante a última reunião do Executivo, ao dar conta dos esforços que o Município tem vindo a fazer para solucionar as dificuldades sentidas pelos utentes que precisam de ser atendidas nos serviços de saúde primários. "Não podemos fazer ouvidos moucos", disse, informando que está a ser analisada uma solução, disponibilizando-se meios e espaços nas juntas de freguesia para implementar um sistema de teleconsulta. "Os utentes poderão aceder ao atendimento por videoconferência", assinalou Domingos Bragança, ao garantir que serão criadas condições para salvaguardar "a confidencialidade que esse serviço funcione em 19 juntas de freguesia onde existem espaços do cidadão, em articulação com as unidades de saúde".

Contactado pelo Grupo Santiago, o Presidente do ACES do Alto Ave indicou que o sistema irá funcionar brevemente, estando já a ser desenvolvido em parceria com o Município e a Administração Regional de Saúde do Norte.
"Cada Unidade de Saúde Familiar terá uma sala devidamente equipada para garantir as condições necessária para este tipo de atendimento ao utente que terá de dirigir-se a uma junta de freguesia ou instituição de proximidade onde esta ferramenta de comunicação também estará implementadas para permitir a teleconsulta", explicou Novais de Carvalho, sustentando que este novo sistema está a ser organizado para facilitar a comunicação entre os utentes e os seus médicos de família, enfermeiros ou secretários clínicos.

O responsável do ACES do Alto Ave salientou que o processo está a ser organizado para que a teleconsulta possa complementar o atendimento prestado pelas unidades de saúde. "Vamos trabalhar com as equipas, com a Câmara Municipal e com a ARS do Norte e suponho a breve prazo teremos essa ferramenta de comunicação em funcionamento", frisou.

Em Guimarães, o sistema deverá ser instalado nas freguesias que dispõem de espaços do cidadão.

quarta, 14 outubro 2020 17:49 em Saúde

Marcações: unidades de saúde, juntas de freguesia, teleconsulta

Imprimir