Covid-19: Situação em Guimarães é "má" e "grave" segundo autoridades de saúde

A situação pandémica em Guimarães é "má" e "grave. Foi desta forma que representantes das autoridades de saúde do Concelho consideraram a actual situação da Covid-19 em Guimarães na reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil de Guimarães realizada esta segunda-feira mas, segundo o Grupo Santiago apurou, não foram divulgados números que possam perceber a situação descrita.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal, a Delegada de Saúde, Fátima Dourado, classificou a situação de Guimarães como “má” no que diz respeito à situação da pandemia. “Para evitar ajuntamentos, estas medidas devem ser tomadas a fim de interromper as cadeias de transmissão. É um dia muito particular, emotivo, propício a abraços”, salientou a responsável pela Saúde Pública no território concelhio referindo-se ao Dia de Todos os Santos.

No mesmo sentido, o Director do ACES do Alto Ave considera que esta medida “justifica-se pelo momento que estamos a viver”. Segundo Novais de Carvalho, “estamos perante um período excepcional e grave, com consequências trágicas para a sociedade. Tudo o que tivermos de fazer para reduzir o impacto de transmissão do vírus é importante, sobretudo quando envolve momentos de questões emocionais e famílias como o Dia de Todos os Santos”, afirmou Novais de Carvalho.

Neste contexto, foi aprovada, por unanimidade, uma proposta apresentada pelo Presidente da Câmara de encerramento dos cemitérios do Concelho nos dias 31 deste mês e 1 de Novembro.

Para além da Delegada de Saúde Pública e do Director Executivo do ACES do Alto Ave, participaram ainda na reunião, o Hospital da Senhora da Oliveira, Presidentes de Juntas de Freguesia, Bombeiros de Guimarães e Bombeiros das Taipas, PSP e GNR, que manifestaram total concordância com a proposta apresentada por Domingos Bragança. 

O Presidente da Câmara de Guimarães apela a “um esforço de todos” para “impedir a propagação do vírus”, tendo em conta o aumento de casos positivos verificado nas últimas semanas. Domingos Bragança lembrou que o agravamento das medidas restritivas podem ser aplicadas em diferentes territórios, numa região, concelho ou freguesia. 


“Não queremos que tal aconteça em Guimarães. É importante envolver todos os vimaranenses neste combate, especialmente pelo compreensão e pedagogia, contando muito com a colaboração dos Presidentes das Juntas de Freguesia”, referiu, afirmando ser “fundamental que a memória dos nossos entes queridos, nos cemitérios, seja realizada de modo diferente ou com antecedência, perante um quadro excepcional que se vive devido à pandemia da Covid-19. Reuni com o Senhor Arcipreste, Padre Samuel Vilas-Boas, que também manifestou compreender esta medida tendo em atenção a evolução negativa desta infecção”.


Marcações: covid-19, Dia do Todos os Santos

Imprimir Email