VÍDEO: Protocolo une instituições para a administração das vacinas contra a gripe pelas próprias farmácias

A promoção para a administração das vacinas contra a gripe pelas próprias farmácias foi um ponto comum para a assinatura de um protocolo cooperativo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias. 

No Salão Nobre da Câmara Municipal, as três entidades assinaram esta quarta-feira, 21, o protocolo que já está no terreno e que contempla a população vimaranense com idade igual ou superior a 65 anos. 

Maria de Belém Roseira, Embaixadora da Associação Dignitude, explicou que o objectivo do protocolo é "evitar a concentração de muitas pessoas nos Centros de Saúde, sobretudo as pessoas dos grupos de risco". "Esta é uma colaboração de várias entidades para que pudéssemos dispersar os locais onde se vai fazer a administração da vacina. A Associação Nacional de Farmácias já o faz há anos. Aliás, a mesma Associação já tinha colocado em alguns municípios experiências piloto deste tipo bem sucedidas. Por isso, estamos a espalhar uma coisa positiva", disse. 

O Presidente da Delegação Norte da Associação Nacional de Farmácias, Francisco Faria, recordou que esta foi a forma encontrada para a vacina "chegar mais rapidamente" à população. "É uma de 10 vacinas prontas para ser administrada nas farmácias e com isto ajudar a retirar um pouco de pressão do sistema que tem múltiplas solicitações. Nós estamos cá para ajudar como sempre o fizemos", referiu. 

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, recordou que a vacina é gratuita para a população vimaranense com idade igual ou superior a 65 anos, reiterando que esta medida vai contribuir para "aliviar" os Centros de Saúde. "Os Centros de Saúde não estão preparados para tanta prestação de serviços. Com isto, descongestionam um pouco os Centro de Saúde. É preciso ter noção que os profissionais estão hoje com uma missão atarefada. Tudo o que pudermos para distribuir essa carga pela comunidade é positivo", apontou. 

O Autarca de Guimarães acrescentou que a "pandemia" pode despertar o "melhor de nós", com a colaboração entre instituições e comunidade e apelou a "novos" protocolos entre instituições para "aliviar" o Serviço Nacional de Saúde e os seus profissionais.

Marcações: Vacinas

Imprimir Email