Guimarães avança com equipa multidisciplinar de saúde no apoio às escolas em articulação com Ministério da Saúde

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou esta quarta-feira a constituição da primeira equipa multidisciplinar de saúde para o Concelho, criada formalmente pela ARS-Norte – Administração Regional de Saúde Norte / Ministério da Saúde.

Em comunciado, a Câmara revela que asta primeira equipa está constituída para apoio às escolas no sentido de intervir, tendo todos os dados de informação, ao pormenor, sobre a situação epidemiológica da comunidade escolar.

“Com o acesso a estes dados do Ministério da Saúde é permitida uma intervenção directa e mais eficaz, através do conhecimento das pessoas ou famílias afectadas pela pandemia”, explicou Domingos Bragança.

Domingos Bragança explanou anteriormente que a falta de informação disponibilizada pelas autoridades de saúde limita a capacidade de apoio e resposta do Município. Através do diálogo com o Ministério da Saúde foi atendida a proposta para a criação de equipas multidisciplinares em Guimarães.
“Estas equipas têm acesso à informação, sendo lideradas pela Autoridade de Saúde Pública, integrando a Protecção Civil Municipal, para actuar nas diversas áreas. Pretendemos ter várias equipas multidisciplinares, mas a primeira equipa multidisciplinar é para dar resposta à comunidade escolar – trabalhando com os agrupamentos escolares e a Delegada de Saúde – seguindo as redes de contágio e procedendo às comunicações com as famílias no âmbito do apoio administrativo e técnico para libertarem os médicos da saúde pública de trabalho logístico e administrativo, aumentando deste modo a capacidade de resposta aos problemas da comunidade”, afirmou o Presidente da Câmara.

Paralelamente a estas equipas multidisciplinares, em Guimarães já está formada e em funcionamento a bolsa de profissionais, em contínuo recrutamento, para apoio aos lares e à estrutura municipal de rectaguarda, instalada no Seminário do Verbo Divino, num processo desenvolvido em conjunto com a Segurança Social e a Cruz Vermelha.

Marcações: covid-19, equipa multidisciplinar

Imprimir Email