Uso obrigatório de máscara na rua entra em vigor amanhã

Já foi publicado o decreto-lei que prevê o uso obrigatório de máscara nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável, sendo que o diploma entra em vigor esta quarta-feira, dia 28 de Outubro. Quer isto dizer que a partir de amanhã e durante os próximos 70 dias os cidadãos serão obrigados a utilizar máscara na rua - caso não consigam garantir o devido distanciamento - em virtude de se evitar a propagação da Covid-19. 

O decreto-lei aplica-se em todo o território nacional e foi publicado depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter promulgado o diploma da Assembleia da República na segunda-feira. 

Com a publicação esta terça-feira em Diário da República e entrada em vigor no dia 28 de Outubro, a obrigatoriedade manter-se-á até 5 de Janeiro. "A presente lei vigora pelo período de 70 dias a contar da data da sua entrada em vigor, e é avaliada, quanto à necessidade da sua renovação, no final desse período", estabelece o diploma. 

O incumprimento desta regra, que estará em vigor ainda na primeira semana de Janeiro, prevê coimas entre 100 e 500 euros.

terça, 27 outubro 2020 12:11 em Saúde

Marcações: máscaras, covid-19

Imprimir