"Outubro Rosa": o alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama

A Associação PPA – Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, inserido na temática «Outubro Rosa», numa iniciativa que vai decorrer até domingo. 

O Largo da Câmara Municipal foi o ponto de partida para a viatura com testemunhos em vídeo de pessoas que venceram a doença e entidades vimaranenses e que vai percorrer as ruas do concelho.

Assim, a presidente da PPA, Fernanda Coelho, explicou que esta iniciativa foi "adaptada" aos tempos de pandemia que atravessámos. "Esta é uma iniciativa de sensibilização possível e diferente do que temos feito. Vamos ter a colaboração sobreviventes da doença e de individualidades vimaranenses", referiu. Fernanda Coelho salientou que a prevenção da doença é "fundamental", daí a "importância de rastreios". "Reforço a ideia de que quando existir sintomas deve-se fazer exames, apesar dos receios, pois a detecção precoce ajuda muito o combate da doença. As pessoas devem fazer os rastreios e estar atentas. Está cientificamente provado que quanto mais cedo é detectado a doença mais facilmente se cura a mesma", frisou.

O presidente do Município, Domingos Bragança salientou a importância no apoios aos doentes oncológicos em tempos de pandemia. "A atenção está virada para a Covid-19, mas os doentes oncológicos continuam a existir. Esta acção em concreto alerta a nossa comunidade para as necessidades dos doentes oncológicos", alertou.

Marcações: Associação PPA , cancro mama

Imprimir Email