Testes rápidos à Covid-19 em Guimarães a partir da próxima semana

A Câmara de Guimarães anunciou a celebração de uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa que vai permitir a realização de testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus.

Em comunicado, a Autarquia indica que "os testes destinam-se à comunidade escolar, mas também à sociedade vimaranense, seguindo as orientações das Equipas Multidisciplinares de Saúde/Covid-19".

Por dia, serão efetuados 200 testes, a começar na próxima semana. Inicialmente, serão testados funcionários de creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo, sendo também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.

"'Esta solução, destinada aos habitantes e a todas as nossas instituições de Guimarães, permite-nos aprofundar o caminho de testar, rastrear e isolar o mais precocemente possível”, considera Domingos Bragança", citado no referido comunicado, afirmando que "a estratégia de testagem para o novo coronavírus passa por “garantir resultados fiáveis, de carácter mais rápido e seguros'".

Para a realização destes testes rápidos, Guimarães terá um posto fixo  que ficará situado nas antigas instalações do CyberCentro, mas também um posto móvel, que se deslocará a instituições e locais do concelho, sempre que houver necessidade. "A utilização de testes rápidos de antigénio vai permitir reduzir e controlar ainda mais a transmissão da doença e prevenir e mitigar o impacto da doença no sistema de saúde", sublinha o Município.

terça, 10 novembro 2020 08:21 em Saúde

Marcações: Câmara de Guimarães, Cruz Vermelha, covid-19, testes rápidos

Imprimir