VÍDEO: Ministra da Saúde visitou Hospital Senhora da Oliveira

A Ministra da Saúde esteve esta manhã no Hospital Senhora da Oliveira para aferir dos problemas e dificuldades existentes perante a pressão causada pela pandemia da Covid-19.

Após a visita que durou cerca de um hora, Marta Temido não prestou declarações aos jornalistas, mas o Presidente do Conselho de Administração esclareceu que a governante quis "perceber in loco como está a reagir um dos hospitais que tem sofrido com a pandemia no norte do País". 

Reconhecendo que nesta segunda vaga os serviços estão organizados de forma mais adequada, Henrique Capelas não escondeu que a situação actual é grave. "No pior dia do pico desta fase da pandemia, verificado há oito dias, tivemos mais doentes internados, ultrapassou as duas centenas, do que tivemos em todo o período da primeira vaga, o que mostra a tensão e a pressão sobre as quais estamos a trabalhar", afirmou, indicando que os profissionais estão "motivados" para responder às exigências, embora "cansados".

"Os profissionais estão a trabalhar em sobrecarga, mas felizmente temos gerido em articulação com a Administração Regional de Saúde do Norte e fazemos uma gestão das altas e dos doentes encaminhados para outras unidades hospitalares", sublinhou, precisando que estão a ser transferidos doentes com covid-19 para outras unidades de saúde.

O responsável do HSOG alertou: "estamos a entrar numa nova realidade, não podemos estar só a falar em covid, temos de pensar também nos outros doentes que necessitam de vir ao Hospital. As nossas urgências continuam abertas. O Hospital não pára. São dois hospitais em um, com circuitos separados, para que seja garantida a segurança dos profissionais e dos doentes. Felizmente, temos uma nova urgência com o espaço ampliado", continuou, ao dar conta que entregou a Marta Temido um caderno de encargos com um conjunto de necessidades ao nível dos recursos humanos. "A Sra. Ministra está empenhada em ajudarmos e sensível ao facto de estamos a contratar mais profissionais de forma provisória no sentido de esse vínculo ser efectivo", frisou Henrique Capelas.

Imprimir Email