Covid-19: Infecção está a baixar mas "a batalha ainda não está ganha"

Os números da infecção por Covid-19 estão a baixar em Guimarães mas "a batalha ainda não está ganha". O alerta é do Presidente da Câmara. Domingos Bragança refere que "neste momento temos 15% de redução dos infectados mas em pandemia o que é hoje pode não ser amanhã".

O Presidente do Município salienta que na luta contra a propagação da pandemia, a Câmara disponibilizou cinco técnicos superiores "a tempo inteiro" para o programa «Vamos salvar Portugal», promovido pela Administração Regional de Saúde do Norte.

"Os técnicos cedidos pelo Município juntamente com uma equipa de militares estão a fazer o rastreio dos casos activos tentado, assim, definir e cortar as cadeias de contágio", afirmou para acrescentar. "Estão a ser contactados todos os casos positivos num prazo de 48 horas, desbloqueando as declarações e prescrições para os testes".

Segundo Domingos Bragança, a referida equipa começou a trabalhar no dia 24 de Novembro e "já conseguiu fazer o acompanhamento de 1.744 infectados e o acompanhamento de 1.575 pessoas da cadeia de infectados, estando a actualizar com a Saúde Pública o atraso que havia na realização dos inquéritos epidemiológicos".

O Presidente da Câmara revelou ainda que no âmbito das medidas de combate à propagação da Covid-19, está pronto a começar um projecto de teleconsultas em Guimarães. Trata-se de uma iniciativa que resulta de outro protocolo entre o Município e a Administração Regional de Saúde do Norte.
"Guimarães é o primeiro concelho desta região a ter teleconsulta" fruto de um protocolo que vai funcionar em nove freguesias do Concelho, sendo que a primeira será Brito.

"Está tudo preparado, falta apenas a ARS Norte fazer a articulação com o sistema informático central", afirmou.
"Temos trabalhado com a medicina digital com o P5 da Universidade do Minho com os testes quer com a consulta digital na sequência de dois protocolos com a Escola de Medicina", acrescentou.


Marcações: covid-19, teleconsulta, vamos salvar Portugal

Imprimir Email