PCP promoveu em Guimarães «tribuna pública» pela defesa do SNS

O PCP organizou na quinta-feira em Guimarães uma «tribuna pública» pela defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde. Foi uma acção que decorreu junto ao Hospital da Senhora da Oliveira inserida numa "luta antiga" do PCP.
"Não é de hoje que o PCP luta pela dignificação e valorização do Serviço Nacional de Saúde" (SNS), destacou Alexandre Leite, mandatário distrital de Braga da candidatura de João Ferreira à presidência da República.


"Em tempo de pandemia evidenciam-se os problemas do SNS", acrescentou Alexandre Leite para quem, nesse contexto, "é preciso resistir aos ataques que são desferidos contra o SNS e que neste momento tem a ver com a passagem de doentes e serviços de saúde para o sector privado".
O PCP considera que o SNS precisa de investimento apesar de reconhecer que o Governo socialista tem aumentado as dotações da saúde.

"É verdade que o Governo tem aumentado o investimento no sector da saúde mas continua a ser evidente a necessidade de reforçar a resposta do SNS, nomeadamente com recursos humanos e equipamentos", referiu Alexandre Leite, lembrando que a pandemia veio agravar a lista de espera de doentes em alguns serviços hospitalares com a certeza de que "a crise está a potenciar uma deterioração dos níveis da saúde em Portugal" como resulta das cerca de "nove milhões de consultas em atraso nos cuidados primários e mais de um milhão e consultas nos cuidados hospitalares e mais de 110 mil cirurgias que não se realizaram devido à pandemia".

Sublinhando que em Guimarães o sector da saúde reflecte as deficiências do serviço nacional de saúde, o PCP destaca que a cerca de um mês das eleições presidenciais, é importante ter em Belém "um Presidente comprometido com a defesa da Constituição e, consequentemente, com o serviço nacional de saúde, como é o candidato João Ferreira".


Marcações: tribuna pública, sns

Imprimir Email