VÍDEO: «As mãos» pelo artista plástico Pedro Guimarães dão nova energia ao Hospital Senhora da Oliveira

Há uma nova energia a dar força e motivação a quem utiliza os elevadores do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. O projecto de humanização dos cuidados de saúde está em curso, num ambiente delicado, com o envolvimento da comunidade. O artista plástico Pedro Guimarães abraçou a causa e a vitalidade das suas "mãos" não passa despercebida nas portas dos elevadores.


Em representação do Conselho de Administração do HSOG, a Enfermeira-Chefe Ana Luísa Bastos assinalou que a humanização exige a dedicação de todos. "Para humanizarmos na saúde, devemos respeitar o facto de que cada pessoa é um ser único e responde de forma diferente às diversas circunstâncias da vida", disse, agradecendo às entidades envolvidas nesta primeira iniciativa do projeto «Juntos Somos HSOG».
As acções relacionadas com a melhoria dos espaços de acessos comum aos doentes e profissionais vão prosseguir no Hospital, com a implementação de medidas como "a diminuição do ruído e o apelo ao silêncio".
Agradecendo a colaboração solidária do artista Pedro Guimarães, a responsável destacou a importância da personalização das portas dos elevadores do edifício principal e respectivos espaços de acesso. "Tivemos o privilégio de contar com um artista plástico, incluindo sinalética de identificação dos pisos e serviços, tornando o hospital um local mais acolhedor para os nossos clientes e para os nossos profissionais", observou.
Com cores alegres, Pedro Guimarães elegeu as mãos para as suas representações, numa tentativa de comunicar e transmitir "uma energia diferente e positiva", capaz de "despertar quem entrar cabisbaixo ou de constituir um sinal de esperança".
A fadista Vera Lima associou-se à causa, após ter respondido a um desafio lançado através das redes sociais. A força da sua voz ouviu-se no átrio da capela, uma zona limpa da covid-19 que neste ano de 2020 alterou a vida de quem trabalha e precisa do hospital. Quando a pandemia acabar, a artista espera poder cantar nos corredores da unidade hospitalar.


Imprimir Email