Mulher viveu dias de angústia devido a alegada troca de análises

Uma mulher residente na freguesia de Silvares viveu dias de verdadeira angústia por causa do resultado de umas análises clínicas que apontavam para a eventualidade de um cancro na tiróide. O «calvário» de Vânia Fernandes, contado na primeira pessoa, começou no início de Novembro.

No dia 6 de Novembro de 2020 realizou análises clínicas no Hospital da Trofa. Ao chegar a casa "verifiquei que tinham se esquecido de colher a urina e liguei a avisar". Como entretanto teve contacto com uma pessoa que testou positivo à Covid-19, a necessária recolha ficou adiada 14 dias. Nesse período de tempo teve conhecimento, na aplicação do Hospital, de uma parte dos resultados do sangue e "um resultado de urina". Mas como se não tinha feito a recolha?
"Liguei de imediato a questionar que valor de urina era aquele e os valores para doença autoimune", afirma Vânia Fernandes que diz ter tido a promessa de que "iriam rectificar".

Dias depois foi contactada a pedir para se dirigir ao Hospital "pois, afinal tinham-se esquecido de colher também mais dois tubos para os valores de imunidade".
As recolhas foram realizadas após o confinamento, sendo que "exigi que me repetissem os valores anteriores na medida em que se me emitiram uma urina que nunca colhi, suspeitava que todos os exames eram falsos".

De acordo com Vânia Fernandes, "o Coordenador do Hospital concordou e pediu à Enfermeira" para fazer as recolhas. Acontece que no dia 30 de Novembro Vânia Fernandes diz ter recebido os resultados e, "para meu espanto todos os valores estavam iguais aos anteriores".
"Voltei a falar com o Coordenador e a Enfermeira que me explicaram que após contacto com o laboratório foi decidido não considerar a segunda colheita na medida em que já tinha resultados anteriores. Disseram que só analisou os valores em falta", conta Vânia Fernandes que exigiu a devolução do dinheiro pago.

A angústia de Vânia Fernandes aumentou com a preocupação da sua Médica de família devido aos valores do colesterol, propondo a realização de consultas no hospital público de "estudo genético ao colesterol e endocrinologia e que seria melhor pedir de imediato ecografia às paratireoides para excluir adenoma". Os exames realizados revelaram que tudo estava normal.
Perante todo este processo, Vânia Fernandes fica convencida de que as suas análises "foram trocadas" o que a ser verdade, "significa que existirá uma pessoa doente que desconhece essa sua situação".

Vânia Fernandes entregou o caso a um advogado, salientando que entendeu fazer esta divulgação pública como forma de alertar para que situações como esta não se repitam.
O Grupo Santiago solicitou esclarecimentos ao Hospital da Trofa mas até agora não teve resposta.


Marcações: análises clínicas, Vânia Fernandes, Hospital da Trofa

Imprimir Email