Vacinação contra a Covid-19 começa esta terça-feira nos lares de Guimarães

O plano de vacinação contra a Covid-19 começa amanhã, terça-feira, em instituições de Guimarães, como Lares de Idosos, Estruturas Residenciais ou Unidades de Cuidados Continuados. Nos próximos dois dias está previsto a vacinação a utentes e funcionários de 23 instituições, num processo articulado entre a ARS Norte e o ACEs do Alto Ave. Na reunião extraordinária da Comissão Municipal da Protecção Civil, realizada esta segunda-feira, Domingos Bragança deixou um alerta para a sinalização de pessoas idosas a viverem sós, em situação precária ou sem rectaguarda familiar no sentido de poderem ser integradas na fase inicial do plano de vacinação.

“A colaboração dos presidentes das juntas de freguesia é essencial no sentido de sinalizar as pessoas que necessitam de apoio, especialmente alimentação e têxteis de agasalho, contando com a nossa Rede Social em articulação com as diferentes Comissões Sociais Inter-Freguesias, para darmos uma resposta célere e em complemento com as Equipas Multidisciplinares”, apontou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. A reunião serviu para fazer uma análise à situação municipal da Covid-19, perante a nova situação de confinamento que se perspectiva dado o aumento de casos de infeção.

Guimarães está a desenvolver um trabalho de “ampla cooperação” no combate à pandemia, assinalado pelas entidades de saúde e forças de segurança presentes nesta reunião da Protecção Civil. Nota de destaque para as Equipas Multidisciplinares (Suporte Comunitário e Escolar) que estão a dar o apoio directo no terreno à população, o Centro de Acolhimento para pessoas sem-abrigo e a Estrutura Municipal de Rectaguarda instalada no Seminário do Verbo Divino, que acolheu até hoje um total de 140 utentes no apoio ao Hospital de Guimarães e a munícipes sem rectaguarda familiar. A Câmara Municipal de Guimarães integra ainda o projecto «Vamos Salvar Portugal», no sentido de ajudar a autoridade de saúde pública a identificar e interromper de forma mais célere as cadeias de contágio.

“Temos de continuar em alerta máximo para tentar inverter esta situação de aumento de contágios, mantendo as regras básicas de proteção como o uso da máscara, distanciamento social e lavagem frequente das mãos, e evitar qualquer tipo de relaxamento com a chegada da vacina”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Domingos Bragança admitiu ainda alguma apreensão com o número de casos de infecção na comunidade educativa, aguardando pelas medidas que serão anunciadas esta semana pelo Governo.

Marcações: covid19, vacinação

Imprimir Email