António Costa simplifica regras de confinamento: "cada um de nós deve ficar em casa"

O Governo anunciou esta quarta-feira as medidas de confinamento geral ao abrigo do projeto de decreto presidencial de Estado de Emergência e que deverão estar em vigor por um mês para travar a epidemia de covid-19 em Portugal. O Conselho de Ministros esteve reunido durante a tarde.

"A regra é simples: cada um de nós deve ficar em casa", sublinhou o Governante. O Primeiro Ministro referiu que o teletrabalho é imposto sem acordo com entidade patronal e trabalhador. "É mesmo obrigatório, sempre que possível", acrescentou. 

Como aviso para a obrigação de cumprimento das medidas impostas, António Costa adiantou que o valor das coimas irão duplicar. 

O chefe do Governo revelou ainda que as escolas vão permanecer abertas, bem como o futebol profissional vai manter-se em actividade.As mercearias e supermercados vão estar abertos com uma lotação limitada a 5 pessoas por 100 metros quadrados mas os restaurantes só podem trabalhar em regime take-away ou entrega ao domicílio. Cafés e bares estarão encerrados tal como estabelecimentos comerciais.

Já os cabeleireiros e as barbearias vão encerrar durante o novo confinamento.

As medidas do novo confinamento vão ser revistas de 15 em 15 dias.

Conheça as regras: https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-ambito-nacional-v2/#

quarta, 13 janeiro 2021 18:55 em Saúde

Marcações: covid-19, confinamento

Imprimir