Hospital de Guimarães criou serviço de envio de mensagens para contacto referência do doente

O Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães, iniciou um projecto informático que permite o envio de mensagens para o telefone de referência de contacto do doente.

Após a admissão no Serviço de Urgência, são enviadas pelo menos cinco mensagens com indicações acerca dos procedimentos em curso.
O primeiro momento informa automaticamente da presença do utente no Serviço e que se encontra em observação clínica. De seguida, todas as vezes que o doente realize exames (análises, Rx, Tac, outros) é enviado um novo SMS para o número do familiar de referência, para que este seja actualizado dos procedimentos realizados.

Se for o caso, quatro horas após a realização dos exames é enviado um novo SMS a informar que o doente continua em reavaliação clínica. Por último, caso o doente tenha alta, ou seja, transferido para o internamento ou outro hospital, será enviada essa informação.
Em todos os casos, sendo necessária informação adicional, um profissional de saúde poderá entrar em contacto directo com a família.

Na Unidade de internamento Covid-obs, além da informação diária do médico, está disponível um tablet que permite realizar videochamadas com os doentes, que apresentem condições para tal depois de um agendamento entre os familiares e o enfermeiro responsável da Unidade.

O lema desta iniciativa do Hospital é «Tratar, Humanizar, Colaborar».


Marcações: Hospital de Guimarães

Imprimir Email