Plano de vacinação contra a Covid-19 começa uma nova fase

O plano de vacinação contra a Covid-19 começa uma nova fase neste primeiro dia de Fevereiro. Esta segunda-feira começa o período de vacinação contra o novo coronavírus para pessoas de idade igual ou superior a 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

O Plano de Vacinação está dividido em três fases, a primeira das quais, a decorrer, abrange profissionais de saúde e idosos e pessoal que os acompanha nos lares. Esta fase, que se prolonga até final de Março, inclui também profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.

Uma nova fase de vacinação arranca a partir de Abril e inclui pessoas de idade igual ou superior a 65 anos e pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias: diabetes, neoplasia maligna activa, doença renal crónica, insuficiência hepática, hipertensão arterial, obesidade e outras doenças com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico.

A última fase é de vacinação da restante população, em data a determinar.

Ainda sobre a vacinação, refira-se que esta segunda-feira, em Guimarães começa a segunda toma para utentes e funcionários de lares de idosos.

segunda, 01 fevereiro 2021 10:29 em Saúde

Marcações: covid-19, Plano de vacinação

Imprimir