Hospital de Guimarães assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinala hoje, o Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães pretende sensibilizar para o impacto desta doença nos pacientes oncológicos. 

A pandemia provocada pela Covid-19 limita as pretensões dos profissionais de saúde nesta matéria, mas a Directora do Serviço de Oncologia do Hospital, Camila Coutinho, assegura que a data não vai passar em claro, com mensagens para os utentes.

Em tempo de pandemia Camila Coutinho sublinha que também há a "preocupação" de continuar a tratar as restantes patologias, sendo que a nível nacional, a oncologia "é sempre tratada com especial cuidado". "Aqui, no Hospital, prosseguimos os cuidados de doentes. Na primeira fase houve um pequeno ajuste, mas rapidamente recuperamos e não há atrasos nos tratamentos. Contudo, há um processo que se tem atrasado: o diagnóstico precoce oncológico. Os rastreios estão suspensos, não só porque os profissionais estão focados em tratar doentes Covid, mas também por precaução segurança dos próprios doentes, pois assume-se que fazer os exames acarreta o seu risco", admite a responsável.

A falta de diagnóstico precoce preocupa a Directora do Serviço de Oncologia, mas garante que as entidades de saúde estão "atentas" a esta situação.

Marcações: Hospital Senhora da Oliveira, Dia Mundial de Luta contra o Cancro

Imprimir Email