Dia Mundial do Doente celebrado no HSOG com espiríto de "missão"

Celebra-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente. Esta data, instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II, coloca o doente no centro do sistema de saúde. 

A Enfermeira Directora do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG), Ana Luísa Bastos, sublinha que o doente é a "missão" e a razão da existência dos profissionais de saúde e dos cuidadores informais. 

 "A celebração é um momento oportuno para prestar especial atenção aos doentes e a quem prestamos cuidados, quer seja no Hospital ou no domicílio, lembrando os cuidadores informais", explica a Enfermeira Directora do HSOG, lembrando que este é um dia que assinala a "importância da humanização, da necessidade de respeitar o doente como ser único e de responder às suas necessidades de forma individual e personalizada".

Ana Luísa Bastos acrescenta que o hospital de Guimarães vai assinalar esta efeméride, com algumas iniciativas. "No Hospital todos os dias são dias do doente, pois todos os dias nos empenhamos a prestar os melhores cuidados. No entanto, não queriamos deixar passar esta data. Nesse sentido, através da capelania, o Hospital irá entregar uma mensagem de esperança a todos os profissionais e doentes. O capelão irá realizar um momento de oração, pelas 12h00, com as devidas restrições. Um momento que iremos tentar ter pelo menos um representante de todos os grupos profissionais", conclui.

 

Marcações: Hospital de Guimarães, Dia Mundial do Doente

Imprimir Email