Dia Mundial do Doente celebrado no HSOG com espiríto de "missão"

Celebra-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente. Esta data, instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II, coloca o doente no centro do sistema de saúde. 

A Enfermeira Directora do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG), Ana Luísa Bastos, sublinha que o doente é a "missão" e a razão da existência dos profissionais de saúde e dos cuidadores informais. 

 "A celebração é um momento oportuno para prestar especial atenção aos doentes e a quem prestamos cuidados, quer seja no Hospital ou no domicílio, lembrando os cuidadores informais", explica a Enfermeira Directora do HSOG, lembrando que este é um dia que assinala a "importância da humanização, da necessidade de respeitar o doente como ser único e de responder às suas necessidades de forma individual e personalizada".

Ana Luísa Bastos acrescenta que o hospital de Guimarães vai assinalar esta efeméride, com algumas iniciativas. "No Hospital todos os dias são dias do doente, pois todos os dias nos empenhamos a prestar os melhores cuidados. No entanto, não queriamos deixar passar esta data. Nesse sentido, através da capelania, o Hospital irá entregar uma mensagem de esperança a todos os profissionais e doentes. O capelão irá realizar um momento de oração, pelas 12h00, com as devidas restrições. Um momento que iremos tentar ter pelo menos um representante de todos os grupos profissionais", conclui.

 

quinta, 11 fevereiro 2021 09:54 em Saúde

Marcações: Hospital de Guimarães, Dia Mundial do Doente

Imprimir