VÍDEO: Primeiro caso de Covid-19 diagnosticado há um ano no Hospital de Guimarães

Um ano depois do primeiro caso de Covid-19 ter sido diagnosticado no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, os profissionais de saúde continuam na linha da frente no combate à doença.

Em entrevista ao Grupo Santiago, a especialista em Medicina Interna, Helena Sarmento, recorda o receio inicial devido ao desconhecimento que, então, existia. "A primeira doente que acompanheira era uma jovem e vinha cheia de medo. Esteve internada muito tempo, porque os critérios para darmos altas eram diferentes dos actuais, na altura, os doentes tinham de ter dois testes negativos. E esta rapariga demorou imenso tempo a negativar", lembrou, precisando que alguns doentes pediam aos médicos e enfermeiros para quando tivessem alta "conhecerem o rosto e não apenas os olhos" de quem deles cuidava.

No Hospital da Senhora da Oliveira estão agora internados 16 doentes com Covid-19, quatro dos quais na Unidade de Cuidados Intensivos. Há cautela e prudência neste "alívio" porque o vírus SARS-CoV-2 continua a ser temido, estando a esperança agora depositada no vacinação da população.

Marcações: Hospital de Guimarães, covid-19, infecção, Helena Sarmento

Imprimir Email