Covid-19: 1200 docentes e não docentes vão ser vacinados no próximo fim-de-semana no Multiusos de Guimarães

A actividade do Centro de Vacinação contra a Covid-19, instalado no Multiusos de Guimarães, será intensificada a partir de amanhã, tendo sido já feita a convocatória de os profissionais de áreas consideradas prioritárias.
Amanhã, farmacêuticos e dentistas vão receber a primeira dose da vacina, estando o próximo sábado e domingo reservado para a vacinação de 1200 docentes e não docentes das escolas.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave revelou que "o processo de vacinação está a decorrer normalmente conforme previsto", reconhecendo ter ocorrido "alguma oscilação porque neste momento no terreno as equipas ainda estão mobilizadas para várias frentes", dado que continuam empenhadas na vacinação dos utentes dos lares e unidades de cuidados continuados.

"A primeira dose da vacina já foi administrada em quase todas as instituições. Só há um lar que ainda está sob os cuidados da saúde pública e os utentes ainda não puderam ser vacinados", disse José Novais de Carvalho, fazendo questão de observar: "A nossa unidade de saúde pública tem sido muito cuidadosa no tratamento das situações, na testagem e no acompanhamento".

O responsável precisou que, amanhã, "durante todo o dia serão vacinados os grupos profissionais prioritários, como médicos dentistas, farmacêuticos e um conjunto de profissionais cujas listagens foram fornecidas pela task-force da Administração Regional de Saúde do Norte".

"Na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira vai continuar o processo de vacinação normal da 1ª fase, destinada a pessoas de idade igual ou superior a 50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca; doença coronária;insuficiência renal; ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração, bem como as pessoas com 80 ou mais anos de idade", acrescentou.

O Director do ACES sublinhou que durante o próximo fim-de-semana, "serão vacinados 1200 docentes e não docentes". "Continuamos em grande actividade", sustentou Novais de Carvalho, indicando que já estão a ser administradas as vacinas da AstraZeneca, da Pfeizer e da Moderna. "Não temos tido problemas especiais com nenhuma delas. Houve uma ou outra situação de relato de alergia", frisou, salientando: "Estamos com boa experiência nas vacinas".

No dia em que começou a primeira fase de desconfinamento do Governo, o responsável advertiu que é necessário continuar a zelar pelo rigor no cumprimento das medidas de protecção e segurança. "Temos de continuar com estes cuidados, porque com o confinamento as coisas melhoraram, mas temos de ter em atenção que têm aparecido variantes que podem agravar isto outra vez", frisou.

"Depende de cada um de nós! Os cuidados têm de ser cumpridos, mesmo pelas pessoas vacinadas, porque a imunidade não é imediata", justificou, apelando ao rigoroso cumprimento das normas, sem aliviar na exigência relacionada com "o uso de máscara, na etiqueta respiratória, na higienização das mãos e no distanciamento social", pedindo para que sejam evitados "ajuntamentos, bem como reuniões de família e amigos". "Virá a hora desses momentos quando se verificar a imunidade de grupo, mas estamos muito longe disso. Neste momento, tem de haver cuidado, cumprir o que está estabelecido", concluiu, insistindo: "a transmissão do vírus depende do comportamento de cada um de nós, podendo um descuido comprometer o bem-estar de muitas pessoas. Temos de ter os cuidados necessários para evitar a propagação".

Marcações: Multiusos de Guimarães, covid-19, centro de vacinação, docentes

Imprimir Email