Hospital de Guimarães implanta o pacemaker mais pequeno do mundo

O Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães implantou, na quarta-feira, pela primeira vez o pacemaker mais pequeno do mundo com sincronia aurículo-ventricular (AV). Até agora, apenas o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (Hospital Santa Cruz) e o Centro Hospitalar Universitário São João tinham realizado este tipo de intervenções", revela o Hospital de Guimarães em comunicado. 

O dispositivo é indicado para o tratamento de doentes com bloqueio aurículo-ventricular (BAV) de alto-grau, uma condição na qual os sinais elétricos entre as câmaras do coração (as aurículas e os ventrículos) ficam bloqueados. Desta situação podem resultar, entre outros, síncope ou morte súbita. 

Atcualmente os doentes com bloqueio AV são tratados com um pacemaker, implantado na parte superior do peito, subcutaneamente, a que são ligados pequenos fios elétricos (eléctrodos) que são colocados, através das veias, dentro do coração, permitindo, assim, que a ligação elétrica entre as aurículas e os ventrículos seja restabelecida. Este novo pacemaker, o mais pequeno do mundo, não necessita dos eléctrodos, sendo colocado diretamente dentro do ventrículo direito, através de um pequeno acesso pela veia femoral direita. Não há, assim, a tradicional cicatriz cirúrgica, sendo ainda reduzido de um modo muito significativo, os riscos associados à técnica tradicional: infeção, avaria dos eléctrodos e outros. Apesar de todo o contexto da pandemia Covid, tem sido possível ao Hospital da Senhora da Oliveira manter a sua estratégia de aposta na inovação tecnológica e tratar os doentes com este tipo de problemas em tempo útil. 

Marcações: Hospital de Guimarães, pacemaker, Serviço de Cardiologia

Imprimir Email