Guimarães prepara processo de vacinação em massa a partir do mês de Abril

Guimarães prepara a "vacinação em massa" da população a iniciar em Abril. Esse foi o objectivo da visita realizada pelo Presidente da ARS-Norte, Carlos Nunes, este domingo ao Centro de Vacinação instalado no Multiusos de Guimarães. Citado num comunciado da Câmara, Domingos Bragança salientou que "a visita do Presidente da ARS-Norte serviu para iniciar a fase da vacinação para a população em geral, onde a Câmara Municipal pode proporcionar as condições necessárias e apoio de logística”. O Presidente do Município expressou “total abertura da Câmara Municipal” para reforçar a cooperação que tem sido uma constante nesta resposta à pandemia. “Temos feito um trabalho de articulação constante com as entidades de saúde e diversas instituições e é nesse sentido que vamos manter este apoio, que tem dado excelentes resultados, atendendo às necessidades dos vimaranenses”.

No Pavilhão Multiusos decorre este fim-de-semana a vacinação de cerca de um milhar de professores e pessoal não docente do 1.º Ciclo e Pré-Escolar, num ensaio “positivo” para o processo de vacinação em massa. 

“A Saúde conta com a colaboração das autarquias e Guimarães é um bom exemplo, porque nos Centros de Saúde não teríamos condições físicas para implementar este processo de vacinação, assim como a disponibilidade dos próprios recursos humanos e aqui destaca-se o apoio da Polícia Municipal”, salientou Carlos Nunes, na visita. O Presidente da ARS-Norte abordou já a preparação da vacinação em massa a partir de Abril. “O processo de vacinação está a correr bem, já vacinámos as ERPIs (Lares) da região Norte e vamos terminar a vacinação na população com mais de 80 anos. Este fim-de-semana estamos a vacinar os professores e pessoal não docente do 1.º Ciclo e Pré-Escolar e vamos vacinar os outros níveis de ensino no fim de semana de 10 e 11 de Abril. Depois, passamos para a fase de vacinação em massa para que tenhamos, até início de Setembro, 70% da população vacinada. Esse é o nosso objectivo para termos imunidade de grupo”, referiu Carlos Nunes.

O director do ACES do Alto Ave, Novais de Carvalho, sublinhou a capacidade de resposta já criada para uma nova fase e que obriga a “um grande planeamento”. “Até ao fim de Abril vamos concluir a vacinação em grupos específicos, como as pessoas com mais de 80 anos, os professores e ainda pessoas acamadas, para começar com a vacinação em massa de modo a que até ao final do verão possamos ter este processo de vacinação resolvido na população de Guimarães”, frisou.

domingo, 28 março 2021 15:24 em Saúde

Marcações: ARS Norte, covid-19, vacinação

Imprimir