Hospital de Guimarães com procedimento cirúrgico inovador de urologia

O Serviço de Urologia do Hospital da Senhora da Oliveira está a realizar um procedimento cirúrgico inovador para tratamento de quem sofre de Hiperplasia Benigna da Próstata. Em comunicado, o Hospital de Guimarães lembra que a partir dos 40/50 anos de idade, dois em cada três homens podem sofrer de Hiperplasia Benigna da Próstata.

Trata-se de uma patologia que se traduz em queixas relacionadas com a micção, nomeadamente com dificuldade em iniciar ou manter a micção de forma continuada e aumento das idas à casa de banho durante o dia ou durante a noite. Esta é uma condição que, embora benigna, afecta imensamente a qualidade de vida de muitos homens.
O procedimento inovador do Hospital da Senhora da Oliveira consiste na utilização de um tipo de laser (Greenlight - BostonScientific) para realizar a fotovaporização (destruição por vaporização) do tecido benigno e obstrutivo da próstata (mantendo íntegras a erecção e continência urinária masculinas.

Este procedimento é feito na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital, sendo uma novidade num hospital do Serviço Nacional de Saúde a realização desta prática em ambulatório. O Serviço de Urologia já realizou cerca de 50 cirurgias.


quinta, 01 abril 2021 09:19 em Saúde

Marcações: Hospital de Guimarães, Urologia , Hiperplasia Benigna da Próstata

Imprimir