Hospital de Guimarães aumentou actividade assistencial em Arritmologia em pandemia

Em tempo de pandemia o Hospital de Guimarães não só não suspendeu a actividade cirúrgica em cardiologia como aumentou o número de procedimentos realizados em 2020, por comparação com 2019 no que se incluiu resposta a doentes de outros hospitais.

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães considera que, “foi fundamental manter a actividade nesta área porque estamos a falar de intervenções que salvam vidas, quer seja a implantação de um dispositivo cardíaco ou a realização de um estudo electrofisiológico e de uma ablação. Fazer menos um procedimento pode corresponder a uma vida perdida”, lê-se num comunicado do Hospital.
“Uma organização rigorosa e clara definição de prioridades ajudou-nos a manter a actividade, mesmo considerando que foi no espaço físico da Unidade de Diagnóstico e Intervenção
Cardiovascular do Serviço de Cardiologia que funcionou o Bloco Operatório, durante os três meses da primeira vaga da pandemia”, acrescenta o documento.

A Arritmologia é uma subespecialidade da Cardiologia que se dedica ao diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas. As arritmias cardíacas são distúrbios dos batimentos do coração, que podem ocorrer de forma lenta (bradicardia), rápida (taquicardia) ou irregular (arrítmica). Alguns dos sintomas associados são palpitações (acompanhados ou não de mal-estar), cansaço, falta de ar, suor excessivo, sensação de desmaio ou mesmo desmaio. Por vezes o diagnóstico de arritmia é apenas identificado em exames de rotina sem que o paciente tenha tido qualquer tipo de sintoma. Uma das arritmias mais comuns é a fibrilhação auricular durante a qual o coração bate de forma irregular. A fibrilhação auricular é uma das principais causas de acidentes vasculares cerebrais(AVC), devendo por isso ser detectada e tratada atempadamente de forma a evitar outras complicações. Alguns dos tratamentos específicos para tratar os diferentes tipos de arritmias passam por fármacos antiarrítmicos, implantação de dispositivos cardíacos (pacemakers e cardioversores-disfibrilhadores) ou realização de estudos eletrofisiológicos e ablação.


terça, 06 abril 2021 10:25 em Saúde

Marcações: Hospital de Guimarães, Serviço de Cardiologia, Arritmologia

Imprimir