Obras no parque de estacionamento melhoram acesso à Urgência do Hospital de Guimarães

O parque de estacionamento do Hospital da Senhora da Oliveira está a ser reformulado, com obras que vão prolongar-se até ao início do verão e que vão permitir reforçar as condições de segurança no acesso dos veículos de emergência ao serviço de Urgência.

Em declarações ao Grupo Santiago, João Miranda, vogal do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, assinalou que a intervenção iniciada em Janeiro deste ano abrange "uma remodelação total do parque de estacionamento". "É uma obra profunda com o objectivo de aumentar o número de lugares quer para os colaboradores, quer para os utentes. Vamos passar de um total de 670 lugares para 840, mais 180 lugares. Aproveitando esta intervenção, o espaço envolvente aos edifícios do Hospital ficará mais fluído, com o trânsito regulado de forma mais correcta do que acontecia", explicou o responsável, ao salientar que serão criadas novas zonas de circulação pedestre e zonas para o aparcamento de velocípedes e de motociclos.

No âmbito do projecto, João Miranda realçou que o investimento prevê o aproveitamento da energia solar, com a colocação de painéis fotovoltaicos num dos parques "que funcionarão como zona de sombra para os veículos e que irão permitir a produção anual estimada de cerca de 300 mil  kilowatt de energia e serão também instalados seis carregadores eléctricos".

A reformulação iniciou-se em janeiro e devido à crise pandémica tem enfrentado alguns constrangimentos, prevendo-se a conclusão no próximo mês de julho, representando um investimento de 850 mil euros. 

"É uma intervenção necessária porque o número de lugares era insuficiente, sendo a preocupação da actual Administração regular o trânsito e o próprio estacionamento, porque a afluência aos serviços é muito elevada", observou, sustentando que a obra garantirá a dotação do parque com "moderna tecnologia, com os carregadores eléctricos e zona de aparcamento destinada a velocípedes e motociclos".  

Com esta reorganização, João Miranda apontou ainda "a importância da melhoria das condições de fluidez e segurança para o acesso das ambulâncias e viaturas de emergência à urgência". 

 

Marcações: obras, Hospital Senhora da Oliveira, estacionamento

Imprimir Email