Eficiência energética vai reduzir consumo de energia e emissões de CO2 no Hospital de Guimarães

O Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães vai reduzir em 56 por cento o consumo anual de energia e diminuir para mais de metade as emissões de dióxido de carbono graças à implementação de um projecto de eficiência energética que deverá ficar concluído em meados do próximo ano.

A operação alargada, com várias acções em curso, envolve um investimento de 3,8 milhões de euros, estando assegurado o financiamento de 95 por cento deste montante com fundos comunitários.
João Miranda, vogal do Conselho de Administração, esclareceu que o desenvolvimento deste plano vai colocar o Hospital como uma referência nas boas práticas ambientais. "É um projecto que tem como principais objectivos a implementação de medidas de eficiência energética, para tornarmos o consumo de energia mais eficiente e promovermos a utilização de energias renováveis", observou, explicando que que a intervenção envolve "o reforço do isolamento térmico do Hospital, a instalação de painéis solares fotovoltaicos, assim como a instalação de uma unidade de co-geração e conversão da central térmica do Hospital, a substituição dos 'Shilleres' por equipamentos mais eficientes e mais modernos, a substituição das unidades de tratamento de ar".

Para a concretização deste "projecto complexo", acrescentou João Miranda, "estão definidos vários sub-projectos que, no seu conjunto, têm como objectivo tornar o edifício do Hospital mais eficiente em termos energéticos, aproveitando e potenciando as energias renováveis". "Por exemplo, "a instalação de painéis fotovoltaicos em vários edifícios do Hospital já está numa fase avançada, criando um sistema que irá permitir a produção de energia de forma autónoma", afirmou o responsável, frisando que todas as estruturas envidraçadas "constituídas por vidros simples serão substituídas por vidros duplos". "Há aqui uma oportunidade para renovarmos estas infraestruturas que estão mais desgastadas e obsoletas", justificou.

Com a conclusão destas diversas acções, o Certificado Energético do Hospital da Senhora da Oliveira "irá passar da presente categoria de classificação “D” para a Classe energética de “B”, o que revela ganhos significativos em termos de eficiência energética".

Segundo João Miranda, "o projecto está a ser desenvolvido em várias frentes, algumas delas já em fase adiantada e outras concluídas, prevendo-se que a totalidade das intervenções fique executada até meados do próximo ano". "Tem sido uma oportunidade para renovarmos algumas infraestruturas que já estavam a dar sinais de problemas, como é o exemplo do isolamento térmico que permitiu a conservação de todas as coberturas dos edifícios do Hospital que já tinham problemas de infiltrações e de humidade.

Na globalidade, o projecto corresponde a um investimento de 3,8 milhões de euros, contando com 95 por cento de financiamento comunitário, pelos Fundos Estruturais e de Coesão, ao abrigo do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

"Ao tornar o edifício mais eficiente em termos energéticos, estamos também a dotá-lo de melhores condições de conforto para tratar dos nossos utentes. O Hospital funciona 24 horas, todos os dias do ano, e tem de ter condições de climatização estáveis quer no verão quer no inverno. Com estas medidas vamos fazer com que as condições de conforto sejam melhores e a um custo de energia mais baixo", frisou, revelando que o projecto permitirá a redução de 56 por cento no consumo anual de energia e cerca de 62 por cento nas emissões de CO2, assim como "a renovação e actualização de infraestruturas obsoletas que precisavam de uma intervenção". "Juntamos o útil ao agradável: melhoramos os serviços prestados aos utentes, as condições de trabalho proporcionadas aos nossos funcionários e evoluímos na sustentabilidade ambiental, aproveitando a oportunidade do financiamento comunitário", concluiu.

Marcações: Hospital de Guimarães, eficiência energética, boas práticas ambientais

Imprimir Email