Covid-19: Guimarães sem farmácias com testes rápidos de antigénio grátis

Não há em Guimarães farmácias com testes rápidos de antigénio grátis para a covid-19.

Com efeito, na listagem disponível no site do Infarmed, não consta nenhuma farmácia de Guimarães no conjunto de mais de duas centenas de estabelecimentos.
Fonte do Infarmed disse ao Grupo Santiago que a listagem é actualizada diariamente mas confirmou que esta quinta-feira não havia ainda qualquer farmácia de Guimarães ainda inscrita na respectiva plataforma.

O Grupo Santiago sabe que na base desta situação poderão estar várias razões. Desde logo, o facto do Governo ter decidido de "um dia para o outro" a implementação da medida. Ou seja, muitas farmácias não estavam preparadas, ao nível informático, para aderir ao sistema. Outra das razões tem a ver com a certeza de que a adesão à medida anunciada pelo Governo "implica ter uma pessoa disponível para realizar os testes que, em média, implicam uma duração média de 30 minutos". Mas existe ainda um terceiro factor que poderá impedir a adesão de muitas farmácias e que tem a ver com a necessidade de espaço nas farmácias que assegurem o serviço de testes com as necessárias condições sanitárias impostas pela pandemia.


quinta, 15 julho 2021 14:59 em Saúde

Marcações: covid-19, testes antigénio

Imprimir